terça-feira, 9 de maio de 2017

Por que as lagartixas conseguem subir pelas paredes?

Você já parou para pensar o porque as lagartixas conseguem subir pelas paredes? Será que elas liberam algum tipo de cola pelas patas? Por que é que não ficam grudadas?

Na realidade, não é nenhuma cola que elas soltam, pois as patas das lagartixas nunca ficam sujas, não deixam nenhum tipo de resíduo e mesmo assim conseguem aderir a qualquer superfície, exceto o teflon. Além disso, elas não só grudam com facilidade, mas também desgrudam com pouco esforço.

Os cientistas descobriram que essa habilidade desse pequeno réptil tem a ver com as forças de dipolo induzido ou forças de dispersão de London, ao qual é a que se estabelece entre as patas da lagartixa e a superfície por onde ela anda. Essas forças são resultado do seguinte processo: isoladamente, essas moléculas não apresentam um dipolo, são apolares; mas, no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários. Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas.

Esse tipo de força intermolecular é considerada fraca e, geralmente, a gravidade se sobrepõe. É por isso que nós não conseguimos escalar paredes.

Mas, no caso da lagartixa, é diferente, pois as suas patas têm milhões de filamentos (cerdas) que se subdividem em milhares de estruturas com espessura de um décimo do diâmetro de um cabelo, chamadas de espátulas. O fato de serem tão pequenas, aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças dipolo induzido produzem suficiente atração para segurar o peso desse pequeníssimo lagarto.





Referências:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Como as lagartixas conseguem subir pelas paredes?. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-as-lagartixas-conseguem-subir-pelas-paredes.htm>. Acesso em 09 de Maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário