terça-feira, 27 de junho de 2017

O uso das tecnologias no Ensino de Química

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) tem evidenciado grande potencial para ser utilizado em sala de aula como instrumento mediador de interações. As redes sociais potencializam as interações e criam um espaço virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conteúdos produzidos por outras pessoas. 

Considero que o uso do Facebook em sala de aula como instrumento de mediação no processo de conhecimentos químicos possa contribuir na aprendizagem dos alunos, pois esta rede social é um espaço virtual onde pode haver a continuidade do conhecimento adquirido em sala de aula, ou seja, é possível reconhecer elementos característicos do ambiente escolar no ambiente virtual. 

Em uma das inúmeras páginas que temos no Facebook, segue o link de uma das mais interessantes, ao qual tanto os alunos quanto os professores, encontrarão vídeos, notícias, piadas e muitos outros conteúdos relacionados ao Ensino de Química.





    

quinta-feira, 22 de junho de 2017

⇒ O desafio da moeda ⇐

Ao colocar gotas de água em uma moeda, temos a impressão de que se forma uma "membrana" na superfície da água.  Essa "membrana" é chamada de tensão superficial. O que é essa tensão superficial?
A tensão superficial é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes e pode ser rompida por uma força exercida sobre o líquido.
A seguir, você conferirá como as interações entre as moléculas da água são intensas.








terça-feira, 20 de junho de 2017

☩ Eu tenho a força ☩

As forças intermoleculares são forças responsáveis pela união das moléculas umas com as outras. Elas são responsáveis pela existência dos três estados físicos. Sem elas, só existiriam os gases. O tipo de interação molecular é responsável pelas várias propriedades químicas e físicas das substâncias, como temperatura de fusão e ebulição, viscosidade, solubilidade, tensão superficial e outras. 

Além de conceituar as forças intermoleculares, o link a seguir, traz uma simulação ao qual aborda o conceito de atração entre os prótons do núcleo e os elétrons das órbitas. A esta força de atração recíproca chamamos de força elétrica. É a força elétrica que mantém os elétrons girando à volta dos prótons do núcleo. Sem ela, os elétrons se perderiam no espaço e os átomos não existiriam. Os elétrons, entretanto, repelem outros elétrons e os prótons repelem outros prótons. Dizemos, por isto, que as partículas com carga igual se repelem e as partículas com carga oposta se atraem.


sexta-feira, 9 de junho de 2017

¿Curiosidades?

Você sabia o por que se usa gasolina para tirar manchas de graxa? A gasolina e a graxa, como todos os derivadas do petróleo, possuem estruturas formadas por carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Todos os hidrocarbonetos são apolares, portanto a gasolina dissolve a graxa (substância apolar).